Ir para conteúdo
Propaganda

Começando com Sprites

kingleme

Posts Recomendados

Boa tarde a todos,

Caros amigos, criativos desenvolvedores, quero e estou começando a trabalhar com sprites.

Gostaria de saber para começar nos editores graficos para pixel art qual a resolução a ser trabalhada para tibia e para fazer pokes ou addons para poketibia ?

Preciso muito de um norte.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Administrador
25 minutos atrás, kingleme disse:

Boa tarde a todos,

Caros amigos, criativos desenvolvedores, quero e estou começando a trabalhar com sprites.

Gostaria de saber para começar nos editores graficos para pixel art qual a resolução a ser trabalhada para tibia e para fazer pokes ou addons para poketibia ?

Preciso muito de um norte.

Obrigado!

bom, o programa que eu aconselho a usar é o aseprite ( está disponível no nosso discord, gratuitamente ), e não tem como te dar uma resolução na qual as sprites são trabalhadas, porque isso vária do tamanho da sprite mas geralmente e o mais utilizado atualmente é o tamanho 32x32, mas tem maiores, você deve pesquisar sobre a pespectiva 45, para aprender mais.

• Like 1
Link para o comentário

Boa tarde Kingleme, tudo certo?

Vamos lá...

Melhor editor?

Aseprite! É bem baratinho, papo de 30-40 reais. Tem na Steam para baixar. Recomendo, pois é o que uso aqui.

Quanto ao tamanho, muito se ouve por ai sobre o tamanho de 32x32 pixels, mas é regra apenas na importação da sprite para o tibia.spr e tibia.dat quando você está editando ele.

Veja aqui dois exemplos de pokémon em perspectiva que fiz (logo vou postar no Show-OFF umas sprites assim free-for-use para o pessoal).

Ambos estão em um quadrado de 32x32 pixels, mas a diferença está no tamanho deles. O Bulbasaur está em quase 16x16, pois quis fazer ele em uma escala menor para que quando o player esteja perto dele, note-se que ele é pequeno mesmo.

image.png.b7022d7f666746194f6192cf94354c4d.png

Já o Ivysaur, está ocupando de uma ponta até a outra da caixa de 32x32, pois ele é um bicho maior mesmo.

É importante se atentar ao tamanho do pokémon ou humano que você quer fazer.

Veja o modelo de outfit em 32x32 que fiz ontem:

image.png.9ab214bb877d9297b7270958d4d4f813.png

Ele está perfeito no tamanho 32x32, mas eu criei um espaçamento maior na esquerda e em cima, pois durante sua animação de andar, parte de seu corpo irá subir para um pixel acima, saindo da zona de 32x32.

Veja nas 2 imagens abaixo, como parte da sprite que saltou para fora, quando colocada no cliente, vem separada em outras imagens 32x32.

image.png.c26c05ae3d449475ac2366662bf1dace.png

image.png.d0d76af712de43b4940e727b3741986e.png

Mas quando mexemos na outfit para o jogo, podemos deixar no formato 64x64 e assim juntamos cada pedaço da sprite para ficar completinha.

image.thumb.png.a807f24b6df7783ba50f686d204f460c.png

A questão de tamanho da sprite realmente vai depender do tamanho do personagem ou objeto.

Veja outro exemplo, dessa vez em 96x96, de um BugBear (um salve pra galera do discord de Perspectiva45 hehe), uma criatura gigante que estou fazendo no momento:

image.png.534cf7ae835acf0576feac5804a02b1b.png

Quanto a Addons, é um item do game então seria colocado em 1 slot tipo bag, ou seja, ficaria em 32x32 sempre.

Na maioria dos pokétibias, usam perspectiva "top-down" (que é basicamente a sprite de frente, tipo do PXG, otPokémon e outros famosos ai, sem seguir a perspectiva do tibia -- particularmente acho estranho o personagem, cenários e tudo mais em perspectiva mas o poké fora da regra, mas é gosto de cada um kkk.

Qualquer dúvida sua ou de outros membros (ou pedidos de sprites para seu servidor), pode me chamar no Discord: admvika

image.png.1de06556bf0846597d97c862f21e5521.png

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário

• Administrador
3 horas atrás, ADM Vika disse:

Boa tarde Kingleme, tudo certo?

Vamos lá...

Melhor editor?

Aseprite! É bem baratinho, papo de 30-40 reais. Tem na Steam para baixar. Recomendo, pois é o que uso aqui.

Quanto ao tamanho, muito se ouve por ai sobre o tamanho de 32x32 pixels, mas é regra apenas na importação da sprite para o tibia.spr e tibia.dat quando você está editando ele.

Veja aqui dois exemplos de pokémon em perspectiva que fiz (logo vou postar no Show-OFF umas sprites assim free-for-use para o pessoal).

Ambos estão em um quadrado de 32x32 pixels, mas a diferença está no tamanho deles. O Bulbasaur está em quase 16x16, pois quis fazer ele em uma escala menor para que quando o player esteja perto dele, note-se que ele é pequeno mesmo.

image.png.b7022d7f666746194f6192cf94354c4d.png

Já o Ivysaur, está ocupando de uma ponta até a outra da caixa de 32x32, pois ele é um bicho maior mesmo.

É importante se atentar ao tamanho do pokémon ou humano que você quer fazer.

Veja o modelo de outfit em 32x32 que fiz ontem:

image.png.9ab214bb877d9297b7270958d4d4f813.png

Ele está perfeito no tamanho 32x32, mas eu criei um espaçamento maior na esquerda e em cima, pois durante sua animação de andar, parte de seu corpo irá subir para um pixel acima, saindo da zona de 32x32.

Veja nas 2 imagens abaixo, como parte da sprite que saltou para fora, quando colocada no cliente, vem separada em outras imagens 32x32.

image.png.c26c05ae3d449475ac2366662bf1dace.png

image.png.d0d76af712de43b4940e727b3741986e.png

Mas quando mexemos na outfit para o jogo, podemos deixar no formato 64x64 e assim juntamos cada pedaço da sprite para ficar completinha.

image.thumb.png.a807f24b6df7783ba50f686d204f460c.png

A questão de tamanho da sprite realmente vai depender do tamanho do personagem ou objeto.

Veja outro exemplo, dessa vez em 96x96, de um BugBear (um salve pra galera do discord de Perspectiva45 hehe), uma criatura gigante que estou fazendo no momento:

image.png.534cf7ae835acf0576feac5804a02b1b.png

Quanto a Addons, é um item do game então seria colocado em 1 slot tipo bag, ou seja, ficaria em 32x32 sempre.

Na maioria dos pokétibias, usam perspectiva "top-down" (que é basicamente a sprite de frente, tipo do PXG, otPokémon e outros famosos ai, sem seguir a perspectiva do tibia -- particularmente acho estranho o personagem, cenários e tudo mais em perspectiva mas o poké fora da regra, mas é gosto de cada um kkk.

Qualquer dúvida sua ou de outros membros (ou pedidos de sprites para seu servidor), pode me chamar no Discord: admvika

image.png.1de06556bf0846597d97c862f21e5521.png

bela explicação, mas ele não precisa pagar no aseprite, tem gratuito no discord do Tibiadevs, e com vários scripts já pra ajudar no processo !

• Like 1
Link para o comentário

28 minutos atrás, Tchan disse:

bela explicação, mas ele não precisa pagar no aseprite, tem gratuito no discord do Tibiadevs, e com vários scripts já pra ajudar no processo !

To ligado, mas recomendo quem puder, que pague já que não há mensalidades, e você recebe as atualizações sempre que saem, hehe

Link para o comentário

• Administrador
4 minutos atrás, ADM Vika disse:

To ligado, mas recomendo quem puder, que pague já que não há mensalidades, e você recebe as atualizações sempre que saem, hehe

o que tem lá é o atualizado, é muito dificil o aseprite lançar atualizaçào

• Like 1
Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...